terça-feira, 15 de maio de 2012

Alphonsus de Guimaraens

Dedico este poema para minha amiga Janice Adja do Blog  "Portal do Inferno" , que de inferno lá não tem nada. Li que ela gosta muito do poeta mineiro de Ouro Preto APHONSUS DE GUIMARAENS.
 Esta poesia é a mais conhecida do poeta, encontrei entre os papeis de minha irmã que não está no Canadá e sim na Espanha. Sorria, eu quis fazer uma piada.

Ismália

Quando Ismália enlouqueceu,
Pôs-se na torre a sonhar. . .
Viu uma lua no céu,
Viu outra lua no mar.

No sonho em que se perdeu,
Banhou-se toda em luar. . .
Queria subir ao céu,
Queria descer ao mar. . .

E, no desvario seu,
Na torre põe-se a cantar. . .
Estava perto do céu,
estava longe do mar. . .

E como um anjo pendeu
As asas para voar . . .
Queria a lua do céu,
Queria a lua do mar. . . 

As asas que Deus lhe deu
Ruflaram de par em par. . .
Sua alma subiu ao céu,
Seu corpo desceu ao mar. . .

(por conhecidência, esta poesia é infantil - o desejo de Janice Adja também é fazer poemas infantis). Hei, não pense que vou virar seu fã. rsrrrrsr   Um forte abraço para todos.

 

8 comentários:

  1. Acabo de receber seu recado. Você me mata de vergonha. Eu convivo com este poema tens pelo menos uns 17 anos. rsrsrrs
    Muito obrigado. Fiquei muito feliz. Não poderia ser melhor. Lembranças para sua irmã que não está no Canadá.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tinha lido um comentário seu, assim que vi lembrei logo.
      Eu tinha quase certeza que iria gosta.
      Um forte abraço.

      Excluir
  2. .
    Muito lindo seu poema!Passando sempre por aqui...
    Vim agradecer a visitinha, viu? Bjs Cigana Raicha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cigana, pena que este poema não é meu. Gostaria muito de tê-lo feito, depois que publiquei minha mãe falou que quando era estudante na escola eles estudavam declamação. Acho que por isto tivemos tantos poetas bons.
      E um dos poemas era este, por isto minha irmã guardava.
      Um forte abraço.

      Excluir
  3. Eu amo esse poema!!! Acho fofo... As vezes recito ele em noites de lua e fico rindo sozinha!!! #SouBestaEuSei rsrsr

    Vejo sempre a Janice lá no tio Verden e concordo que o portal do Inferno não tem nada de infernal!!!

    ResponderExcluir
  4. Pandora, este poema é bonito mesmo. Agora, dizer que foi feito para criança!
    Ah! lembrei de você, você é a pessoa do "Monólogo do cão" eu vi e achei ótimo.
    Obrigado pela visita.
    Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  5. Vc, Fábio e a Pandora estão enganados, o Portal do Inferno tem ao menos uma coisa a ver com o inferno, é quente!rs

    A Janice merece a homenagem.

    Abraço a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda bem, eu tive até receio que até ela não fosse gostar.
      Mas ela também gostou.
      Então Viva!!!!
      Um forte abraço.

      Excluir